quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

CONSIDERAÇÕES FINAIS

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Padaria Espiritual foi mais um dentre os tantos grupos literários de sua época. Marcou mais que os outros pela originalidade, por ter alcançado repercussão nacional, assim como pretendido, e, principalmente, pela irreverência que deixava o governo local de olho, embora que o grupo não tenha sofrido repressão, o que se deve em parte pela repercussão nacional.

Não existia entre os poetas um gênero literário apenas, nem um único estilo de escrita, ou mesmo um pensamento político uníssono. Entretanto, uma ideia pelo menos os unia e era muito forte; a ideia de recuperar ou criar uma marca nacional que ultrapassasse as influências do estrangeirismo que o dito progresso trazia.

Os padeiros chamaram atenção ao pregar ódio à burguesia, aos alfaiates, à polícia e aos padres, nem por isso chegaram a burlar a lei nem a odiar de fato tal burguesia. O intento era acima de tudo se fazerem respeitar pelas classes superiores, onde desejavam se encaixar. Também não deixaram de ser católicos, pois desejavam que as antigas festas de igreja não acabassem e vez por outra mostravam sua reverência aos santos e ao deus cristão.

Podem ter existido outras questões, mas acreditamos que o nacionalismo por trás da Padaria é que a fez tão forte e determinada. E embora com um curto período de existência, ficara imortal para a História. Servindo de exemplo para os intelectuais, literatos e historiadores atuais, mostrando que a própria escrita pode ser uma forma de ação política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário